segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lendas Japonêsas

Lendas Japonêsas - Kuchisake-Onna

Kuchisake Onna - 口裂け女
Não sabe-se ao certo qual a história original, já que a lenda de Kuchisake-Onna é uma das mais antigas, contadas e que mais teve versões. Uma diz que se passa no período Heidon (794~1185), já outras dizem que se passa na década de '70.

A lenda conta a história de uma mulher (Algumas versões dizem que ela era irmã de uma Geisha), que tinha um marido (Algumas versões dizem que ele era um samurai) que era muito ciumento. Um dia, quando o mesmo voltava de casa, viu sua mulher conversando com o filho dos senhores* vizinhos, e pensou que ela estava o traíndo. Ao voltar para casa, naquela mesma noite, o marido convidou-a para tomar chá, na sala. Ele disse que iria fazer algo (Algumas versões dizem que ele alegou ir na cozinha preparar, mais tarde, sushi, o prato preferido da esposa) porém, este, quando voltou, parecia muito bravo, empunhou a katana** (Algumas versões dizem que era a faca que ele ia usar pra preparar o suposto sushi) e cortou, violentamente, as bochechas da mulher. Os cortes eram muito brutos e irregulares e iam de cada canto da boca até a orelha. A mulher não entendia a razão do que estava acontecendo, finalmente, o marido apunhalou-a pelas costas e jogou-a num rio.

Kuchisake-Onna em Gakkou no Kaidan. O epsódio foi "perdido", mas vocês podem ler  minha fanfic de como acho que foi.
Agora ela anda pelas ruas perguntando se ela é bonita ("Watashi kirei?"). Se a pessoa responde que "sim", ela retira a máscara, mostrando sua grande fissura labial e então, ela pergunta se mesmo assim é bonita ("Kore demo?"). Se a pessoa responde "sim" ou "não", ela a matará de qualquer jeito, pois se responder "sim", ela SABE ou acha que é mentira, leva-te até a porta de casa e mata-te. Se não... Bem... Você já sabe a resposta, né? Sem contar que ela corta seus lábios, também.

Cena do filme coreano de Kuchisake-Onna.


Há versões que contam que pode-se sim escapar de Kuchisake-Onna, só é preciso dizer "Mais ou menos", que ela ficará confusa e parará, dando-te tempo para escapar.

Numa imagem de Kuchisake-Onna, geralmente, o que dá mais medo é a fissura dela, mas nessa, é a cara dela...
Na estrada de Shigeru Mizuki,  na cidade de Sakaiminato, província Tottori foi posta uma estátua de Kuchisake-Onna, feita a partir de um desenho. Porém, muito porém, o que era para ser uma fissura labial, acabou se tornando o que parecia ser uma apenas boca gigante.

Estátua

Desenho
 Em 2007 foi feito, também, um filme, estrelando a modelo Eriko Sato.



Na Coréia também há uma lenda de Kuchisake-Onna. Ela conta que são TRÊS mulheres com fissuras labiais que visitam sua casa, perguntando quem é a mais bonita, quando a pessoa responde, elas matam a escolhida e a vítima que a escolheu.

O anime Occult Academy também fala de Kuchisake-Onna. Eu nunca vi o anime, portanto, não me peçam maiores informações.

Minha opinião: Como muitas lendas, Kuchisake-Onna fala de um demônio ou fantasma que assombra o Japão. É voltado ao público infantil, como todas as lendas de todo o mundo. É assustadora, porém, há sempre uma maneira de escapar. Como o Japão é um país que leva suas lendas muito a sério, muitas crianças evitam mulheres com máscaras cirúrgicas na rua (Especialmente as com sobretudo ou vestido branco). É sempre óbvio que essas lendas NÃO SÃO reais, mas como nosso país amado é cagão em relação à lendas de terror, teremos de nos conformar. Está sempre claro em qualquer lenda japonêsa que NENHUMA é atual, mesmo que sejam contadas de maneiras diferentes ou TOTALMENTE diferentes, sempre haverá um baseio em uma antiga, pois nenhuma começa nos tempos atuais DO NADA, leva-se muitos anos para uma lenda se desenvolver no Japão, e elas sempre são relacionadas as coisas do dia-a-dia (Ex.: Hanako, banheiros, crianças. Kuchisake-Onna, traição, mulheres bonitas e máscaras cirúrgicas). Mesmo sendo assustadoras, são sempre interessantes e legais de se ler e conhecer. Nunca se sabe como o Japão nos surpreenderá, seja com lendas, animes e mangás, tecnologia ou cultura, por isso é sempre legal saber algo novo sobre esse maravilhoso país. Kuchisake-Onna é, sem dúvida, minha lenda japonêsa preferida, por ser algo antigo, cheio de versões e já ter aparecido em muitos animes. É claro que há sua obscuridade, mas, como diz o símbolo chinês Yin-Yang (Ou, pelo menos, como eu interpreto-o), "Em tudo que é de bom, há algo de ruim, assim como em tudo que é ruim, há algo de bom.", e é sempre nessas horas que o Japão entra no meio, para dar-nos o melhor de tudo. Muitos vão achar que esse comentário saiu um pouco sobre o assunto em questão, mas os que lerem calmamente, notarão que tudo o que foi mencionado no mesmo está em perfeita harmonia com o assunto.

*No Japão, os "senhores", são as pessoas mais velhas que comandam à familia, seja direta ou indiretamente. Usam roupas tradicionais. Exemplos famosos de senhores em animes são a avó da Mitsuki, em Full Moon o Sagashite, a bisavó da Natsuki, de Summer Wars.
**Katanas são as famosas espadas curvas usadas pelos samurais no Japão e na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, não usar palavrões..^^
ou seu comentario serár excluido.

Galera Otaku